quarta-feira, 10 de julho de 2019

( Baizinho ) Vamos continuar a contar a história dos pioneiros que aqui chegaram entre 1950 ate 1961 e desta feita contaremos a história de um valente trabalhador que ajudou a engrandecer ainda mais este município.


NOME DO PIONEIRO : BRAZ DIAS E SUA ESPOSA SENHORA FRANCISCA AMADOR DIAS:

- O casal de pioneiros aqui chegaram ainda no inicio da década de 1950 e instalaram a família á Rua Londrina, proximo ao Rios  das Lontras em Barbosa Ferraz-Pr, sendo que a princípio era uma casa simples coberta de tabuinhas e  chão batido, depois foram melhorando a moradia. Ele era chamado por todos carinhosamente de Braizinho. Ele tinha como profissão de corretor de terras particulares e também de animais domésticos. Com a criação dos primeiros açougues da cidade o mesmo passou a ser o matador oficial de bois e borcos para  para atender a demanda dos açougueiros que o contratavam para realizar os serviços. Geralmente os açougueiros não levavam os miúdos dos animais tais como Bucho, cabeça e pés, mas ele carinhosamente limpava todos eles e doava  as pessoas pobres e carentes que pediam para ele. No período da colonização e em outros tempos ele atendia a todos que solicitavam seus trabalhos. Ele e seus filhos ainda crianças trabalhavam muito no plantio e colheira do hortelã ( mentol) para poder sustentar a família. Inicialmente trabalhavam nas lavouras do senhor Joaquim Felipe, no bairro  São Joaquim. Trabalhou também no plantio de lavoura de café, junto com seus filhos na fazenda Colorado, da família Ferrari de Campo Mourão, que tinha como administrador o senhor Adilson Luiz Vargas, que muito ajudou a família   do mesmo. Também fazia  questão de salientar a ajuda que recebia  do armazém de secos e molhados do senhor Juvenil Correia Maciel, pois com ou sem dinheiro ele vendia fiado para eles.. Eles fizeram questão de dizer e agradecer as pessoas que muito os ajudaram que foi o senhor João Pegoraro, que tinha  fazenda no barro preto, no bairro de Ortiguinha proximo ao Rio Corumbataí. Quando eles iam trabalhar na lavoura para ele e  tinham  pouca comida, este senhor pedia a sua esposa para preparar uma otima comida com todo tipo de carne para dar as crianças para se alimentarem na roça. Já na década de 1970 a familia foi embora de Barbosa Ferraz e um de seus seus filhos chegou a ser eleito vereador numa grande cidade paulista, que era o senhor José Carlos Braz, que anos depois retornou  para residir em Barbosa Ferraz, onde é muito querido e respeitado por todos. LEMBRANDO, que o senhor  Braz Dias e sua esposa Francisca Amador Dias, tiveram os seguintes filhos:
1. Geraldo Dias;
2.Maria Sebastiana Dias
3. Valdir Pedro Dias;
4.. José Carlos Braz;
5.. Valdecir Dias;
6.Maria do Carmo Dias;
7. Agnaldo Dias.
Essa foi mais uma história de um pioneiros que ajudou muito a nossa cidade com seu trabalho honesto e familiar. Embora a família seja conhecida do editor deste Blog, a matéria acima foi contada por seu filho José Carlos Braz.
5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário