quarta-feira, 29 de maio de 2019

Pioneiros de Barbosa Ferraz - Estanislau Ojeika

br>

  • V


    Estanislau Ojeika (1910-1994) era polonês, naturalizado brasileiro na cidade de Papanduvas/SC. Filho de João Ojeika e Maria Labes Ojeika, trazia em sua tradição familiar a especialidade em carpintaria, principalmente na construção de forros decorativos de grandes residências e igrejas católicas. 
    Chegou em Barbosa Ferraz na década de 50, quando as construções ainda eram de pau-à-pique. Sabe-se que colaborou na construção das primeiras casas de madeira, balsas, carroças, Hotel Central, construção da igreja antiga e forro da igreja matriz atual. 
    É possível que a Avenida Santa Catarina tenha recebido esse nome em sua homenagem, pois, desde que chegou desse Estado, se localizou ali. Um aspecto da história muito comum no nome de outras ruas e avenidas de Barbosa Ferraz, como marco dos primeiros pioneiros.
    Nessa localidade, Sr. Estanislau residia com a família e possuía uma serraria, onde produzia as balsas e as primeiras carroças da época. Serraria essa, posteriormente vendida para o Sr. Oscar.
    Já em idade avançada, quando não mais pretendia viajar para lugares distantes, era contratado por conhecidos para cortar e preparar estruturas e tábuas para edificações na Bahia e outras regiões, levadas de caminhão, por terceiros contratados.
    Ao chegarem lá, as construções eram levantadas e, notava-se que tudo se encaixavam perfeitamente, como o projetado, ou seja, não faltava nem sobrava pedaços de madeira. Uma técnica muito utilizada pelos povos poloneses e ucranianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário