quinta-feira, 25 de julho de 2019

Bom aqui começa a história de meu Pedro Tobias e sua esposa Um pioneiro Barbosense que deixou sua terra Nordestina em 1950 com 19 anos de idade .Santa Cruz do Capibaribe Pernambuco. Em busca de algo melhor para seus pais deixando para trás seus 11 irmãos. Vindo num pau de Arara pôr vários dias de viagem com alguns amigos entre eles José Quintino (pai do Reginaldo), José de Souza e Heleno de Souza(pai da Marlene Rozao).e outros. Assim cada um seguiu seu destino e meu pai fez parada na Ortiguinha, trabalhando como peão nas terras dos Bocardes (Carlos , Almerindo e Antônio Bocarde.Em um galpão num colchão de palha ,com paredes de coqueiros ali ele tinha seu velho fogão ..de barro salpicado com cinzas.Dizia ele q levava sua marmita de três andares com o garfo entrelado na alça da marmita com um elástico amarrado feito nö. E uma garrafa de café desses cascos de Tubaína. Pedro Tobias o galã da época,bonito e nordestino..pensa.Bom de baile. Com as mãos calejadas e de ferro desbrava aquelas matas na folce Machado e no serrote(podia na época).Ouvindo o rosno das onças.. Um verdadeiro Peão fazia de tudo ,plantava café ,hortelã,Rami e se deslocava aos alambiques do Sr. João Garcia Villar e outros da época.Comia carne de capivaras,anta, gambá etc.( podia caçar na época)..Assim eram seus dias para sobreviver. e trabalhar .
Mas algum tempo depois conheceu uma bela e formosa moça numa folia de Reis.Dona Carmem (Nica)E se apaixonaram a concorrência era enorme mas Dona Carmem venceu a parada.. Resolveram se casar aliás fugiram pois minha avó não queria o casamento por ele ser um Peão.. Mas o amor venceu . Mas precisava de uma casa para o belo casal morarem foi então que o Sr. Angelino Candido (sitiante ) o convidou para arrendar suas terras e lá tinha uma casinha na qual nasceu a Marinilde Garcia depois ,esse sítio ficava ali nas ribanceiras do rio Ivaí.onde ate hoje existe um poço fundo denominado " POÇO DO SEU ANJO " bem na curva do rio Aliás pai da bela moça da época Hercilia Gonçalves da Cunha uma linda morena de cabelos pretos e longo . que se casou com o Nelson Carlos Ferreira . Bom ali o senhor Tobias cultivava tudo desde alimento até hortelã, que foi a grande riqueza deste Municípío na década de 1960.. E sua esposa o ajudava na roça gravida . Depois disso 5 filhos .Entre os pés de cafe nasceram uns 4 filhos .
2ª Parte
Cresciamos entre as chuvas e enchurradas. Esse sítio também ficava aos fundos do sítio do Sr. Mané Pontes ( Pai do Godencio). Ali meu pai ficou vários anos até q se mudou para o Patrimônio Ortiguinha (São Sebastião do Ivaí) com algumas reserva resolverá comprar um armazém ali ficamos vários anos até q foi vendido essa venda ao meu ilustre padrinho José Moreira. Em seguida meu pai construiu outro armazém do outro lado da rua onde se vê dia a boa mortadela,jabá,e cereais por kilos daqueles q ficavam em caixotes dividos. Ali posso lembrar de várias pessoas queridas, Geraldo Mário ,Orlando Binote,Antônio de Matos,Joaquim e Antônio ,Luiz Espirini,Nelson Benítez,Donato enfim são vários q n cabe os nomes nesse texto. Raaaa nessa casa ao lado meu pai construiu um barracão com barzinho onde se dançava um forrozinho ...Com as gaúchas filha do Sr. Primo Gaúcho tchê.. Falando no armazém até pouco tempo tínhamos o caderno amarelado de fiados..( deixa quieto). Na época meu pai desputava o comércio com alguns nomes Gumercindo Freire o açougueiro,Sr.Antonio e os filhos Oscar e Donato Barbosa e José Moreira. Mas o comércio estava difícil e meu pai resolverá comprar um caminhão ano 63,64 com uma trilhadeira para aumentar a renda.Mas foi por pouco tempo estava difícil a situação enqto eu e meus irmãos ajudavam na venda e no barzinho do Barracão.
3ª Parte
Devido a situação em 1970 meus pais sempre na luta resolveram se mudar para Barbosa Ferraz Rua Marechal E vendeu o barracão com casa para o Nelson Benítez. Na época o Sr. Hugo Kabroski morava nessa mercearia passando para o meu pai .Sr. Dezinho Guimarães o proprietário do comércio . A mercearia ficava ali bem ao lado das Casas Retalhos do Sr. Pedro Hosoi,e do outro lado a barbearia do Miguel Barbeiro ,e da loja 1.500 ( do Sr. Minigildo). Mais tarde meu pai comprou um gipao de 4 portas ia até Maringá no Ceasa ,e trazia peixe para vender na mercearia e região.. Ali ele permaneceu até janeiro de 1979. Mais uma vez tomou a decisão de ir embora entre as dificuldade do comércio ,já com filhos adolescentes resolveu ir para a capital de Curitiba em busca de serviços aos filhos. Onde hj seus filhos cresceram e cada um com seus objetivos . Hj Pedro Tobias e dona Nica pioneiros de Barbosa Ferraz foram morar no céu com um de seus filhos ( Milton). Mas com uma enorme certeza . Amaram o nosso solo Barbosense com muito amor e carinho e aqui deixaram raízes profundas como valores,princípios e saudades aos filhos ,netos e amigos. A Honra pertence a Deus . Mas meu pai sentira honrado por essa homenagem por ter sido um desbravador de Barbosa Ferraz. Relato de sua filha Marinilde Garcia..
Fim da conversa de chat

Nenhum comentário:

Postar um comentário