domingo, 2 de fevereiro de 2020

casos acontecidos em Barbosa Ferraz-Pr

DEDO DE PROSA : HOJE FALAREMOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DA SEGUNDA IGREJA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS , SOBRE A BRIGA DE UM PADRE E UM CACHORRO, ENCHENTES E CHUVAS QUE DIFICULTAVAM OS MEIOS DE TRANSPORTES.
Durante grande tempos da história de Barbosa Ferraz-Pr, os meios de transportes eram complicados e ficavam isolados do mundo por muitos dias em época das chuvas. Também por mais de uma década tivemos apenas um posto de combustível, Tivemos o primeiro posto do japonês NAKAGAWA, que ficava na AV. São Paulo, na Vila Mineira, Logo depois o mesmo fechou o posto e foi embora para Mato grosso. Diante disso o caminhoneiro, o único da época senhor Diogo Garcia Reverte , montou um ótimo posto de combustível, com ótimo atendimento aos clientes. Porém, numa certa época diante de vários dias de chuvas, o caminhão que viria trazer combustível para abastecer o posto, veio até a cidade de São Pedro do Ivaí e por causa das estradas não teve como chegar o combustível a cidade. Então o dono do posto mais conhecido por Dioguinho, contratou dois tratores com tambores para ir buscar o combustível do caminhão parado na cidade de S.P. do Ivaí. Um dos tratores era dirigido por Silvio Pinto Barbosa, com 18 tambores e o outro trator era conduzido pelo senhor Sebastião Blessa, com 12 tambores, sendo que o primeiro trouxe gasolina e o segundo trouxe óleo Diesel , para sair de Barbosa Ferraz ate a cidade de São Pedro, eles gastaram um dia todo, e encheram os tambores e voltaram ate a balsa do Rio Ivai, onde tiveram que pernoitar a espera do amanhecer ate que a balsa pudessem atravessar os tratores, que viram chegar em Barbosa Ferraz, no outro dia a tarde e aqui chegando encontram uma enorme fila no posto aguardando para abastecer, e a maioria dos veículos eram jeep e Rural wilians, e alguns poucos caminhões, ate porque existia poucos caminhões e o óleo diesel eram usados por poucos caminhões, mas a maioria eram de motores estacionários usados para produzir energia elétrica, lembro ate os nomes de quem havia energia elétrica movida a óleo diesel, mas fica para outra oportunidade...Essa foi uma parte de nossa dura história de bravos pioneiros. ..... Outro caso trata-se de um padre e um cachorro. Havia um senhor que vinha em todas as missas montado em seu cavalo e um cachorro , mas ninguem lembra o nome do mesmo. Um certo dia o padre Basilio, estava fazendo confissão, antes da missa, na antiga Igreja Nossa Senhora das Graças, mas haviam muita gente para confessar, mas já tinha chegado o horário do começo da missa na antiga Igreja, sendo que o confessionário ficava do lado direito da entrada da igreja, e no altar havia uma cerquinha separando o altar do restante da igreja. Como ainda haviam muita gente para ser atendido, o padre saiu do confessionário e avisou que depois a missa terminaria as confissões e se dirigiu ao altar e no portãozinho de entrada ao altar havia ali um cachorro deitado próximo ao portão e o padre foi tocar o cachorro que avançou no padre, então ele adentrou numa sala onde havia um caibro de fechar a porta por dentro e pegou essa madeira e veio que deu uma paulada nas costas do cachorro que saiu gritando, e o dono do cachorro que estava dentro da igreja saiu foi ate seu cavalo pegou um chicote e uma faca e veio pegar o padre, para matar,mas os fiéis seguraram o homem que nunca mais veio a igreja com seu cachorro e montado em seu cavalo, porém, o padre não ficou com medo e aguardou o homem, alias o padre Baslio tinha fama de bravo.... ..Outro fato foi uma rivalidade que havia entre as Vilas Mineiras e Vila Paulista ( centro), quando foram escolher o local para a construção da nova igreja a prefeitura havia doado o local onde é hoje a igreja e o pessoal da Vila Mineira queriam a igreja no local onde é hoje o posto de combustível Guapo , mas então o pessoal das duas Vilas começaram uma abaixo assinado, aqui a Vila Paulista contava com o apoio da maioria dos grandes cacique politicos e religiosos, enquanto que a Vila Mineira, era, encabeçada pelo ex-vereador José Nilo Bergamin, mas a maioria optaram pela construção onde é hoje.... As primeiras areias para a construção da Igreja nova que teve o apoio das duas Vilas, que se uniram para a construção da igreja e esqueceram da rivalidade. Inicialmente os os caminhões iam buscar areias no Rio Ivai, e desde os primeiros dias buscaram 25 caminhões de areias, mas não tinha estradas para os caminhões chegar a beira do Rio, para que os ribeirinhos pudessem carregar os caminhões de areia, então várias pessoas foram abrir a estradas entre eles foram muitos jovens, sob o comando do senhor Atilio Balbinotti e o jovem da época José benedito Barbosa e outros ....Teria muito ainda para contar desta história, mas fica para outra oportunidade... Por hoje é só isso.
Nelson Carlos Ferreira - Pioneiro e filho de pioneiro.

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