terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Alberto Tokarski Filho e MIlton Wagner Ramos

Um encontro de dois ilustres Barbosenses o Primeiro Prefeitro de Barbosa Ferraz, sr. Alberto Tokarski Filho e o Vereador Milton Wagner Ramos. O Vereador Milton Wagner Ramos foi o Presidente do America Futebol Clube que construiu o Estadio MUnicipal Milton Wagner Ramos, orgulho do Povo de Barbosa Ferraz. Lembrando que quem construiu o Estadio Municipal, foi a iniciativa privada sob o comando do Vereador citado, com um contrato de comodato de dez (10) anos e depois seria devolvido a Prefeitura Municipal que foi a doadora dos terrenos onde se localiza o estadio. Muitos esportistas trabalharam de graça para a construção do Estádio, tais como Antonio Sabino Monteiro, Benedito Monteiro, Pedro Franciso Ferreira, Salvador Lopes Filho, Odilio Balbinotti, Elnio Silveira Polhamann, Oscar Amador e tantos outros. Não teve a principio e nos primeiros 10 anos nenhuma ajuda do Poder Público Municipal para construção e manutenção do Estádio. Na foto ao fundo os futuros prefeitos Arnaldo Coneglian e Sebastião Felix da Silva.

Fotos...


O primeiro prefeito eleito de Barbosa Ferraz,Alberto Tokarski,inaugurando Obras em

Ex Presidentes da Camara de Barbosa Ferraz




terça-feira, 18 de dezembro de 2012


Enchentes Barbosenses

Houve várias enchentes em Barbosa Ferraz, no passado e no presente, nenhuma foi menos sofida. Todas na parte mais baixa da cidade.

Jandaia à Barbosa ou vive-versa..

                                  Jardineira que fazia o Trajeto Barbosa Ferraz/Jandaia do Sul

Avenida dos Pioneiros

A Avenida Castro Alves, poderia se chamar também de Avenida dos Pioneiros, pois concentrou as residências e comércios dos principais pioneiros barbosenses. Na esquerda da foto, a residência da Família Gonzalez, onde Emile Gonzalez(in memorian) e Dona Lurdes se mudaram da Rua Santa Catarina depois de se levantaram financeiramente. Quando eles compraram a casa, era de madeira e foi transformada num casarão de material sob o gosto do Seu Emile. Até hoje, Dona Lurdes mora no ``Casarão dos Gonzalez´´. Bem a frente, a direita, viviam o primeiro prefeito eleito Alberto Tokarski(in memorian) e sua familia. Até hoje a casa onde atualmente mora o Waldir do Empório do Crochê tem os traços da construção original.
Ao lado dos Tokarski, o cartório de protestos do Sr. João Maziero(in memorian) funciona até hoje, mas ficou sob a chancela de seu filho, Ruy Maziero.
Pode se considerar também Seu Chiquinho(in memorian), que tinha sua oficina de consertos em geral ao lado direito dos Gonzalez.
Não podemos esquecer também do Advogado Dr.Milton, que mora ao lado esquerdo dos Gonzalez e que também até hoje advoga em seu escritório.
 
Residência da Família Tokarski antigamente. Até hoje se mantem os traços da construção original.

. Muita gente nem repara para essa parte da Avenida Castro Alves, mas essas quadras fizeram e ainda fazem parte da história de Barbosa Ferraz.

Bamerindus de Barbosa Ferraz

Bamerindus, o Banco Mercantil e Industrial do Paraná  entrou em dificuldades em 1994, sendo comprado pela Hong Kong and Shanghai Banking Corporation, o HSBC ataualmente.
Essa foto é da construção do prédio do HSBC, na Rua Marechal Deodoro. E até hoje está lá.

quarta-feira, 29 de junho de 2011


Fotos...

A Igreja Nossa Senhora das Graças,cuidando sempre da mesma obra.

sábado, 25 de junho de 2011


Prefeitos

Sebastião Felix da Silva,gestão 70/72.

Frases históricas para nossa cidade !

``Acreditando no alto espírito público do povo dessa nova comuna,nosso esforço todo será dado em favor da tranquilidade e do progresso economico e administravivo de Barbosa Ferraz

``Sob a inspiração de Deus,estamos com o esforço de nosso trabalho,lançando mais um marco no fulturo do Paraná,marco esse que jamais será esquecido por aqueles que sabem cumprir com o dever para o povo paranaense e a nação brasileira´´

MANOEL DE OLIVEIRA FRANCO SOBRINHO - Secretário de estado nos anos 60,escreveu um Ofício a João Garcia Villar,o Joanico,parabenizando o novo prefeito de Barbosa Ferraz.

Fotos...

É a Marechal Deodoro,na esquina,as Casas Pernambucanas,hoje Americana Multimarcas,ao lado,o Banco Bamerindus,hoje Loja Dudinho.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011


Arquivo BF em Memória



Imagem do Livro "Pé Vermelho do Paraná - A história de Odílio Balbinotti".

domingo, 5 de dezembro de 2010


Fotos



A Antiga Igreja de Nossa Senhora das Graças,com nosso Monsenhor Aleixo.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009


Fotos...

Rua Rio Grande Do Sul,também Conhecida como PR-549,Vai do Trevo de Fenix até o Trevo de Luziana...e corta Barbosa Ferraz...

Fotos...

A Bela Igreja Nossa Senhora Das Graças....Mudou Para Melhor.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009


Fotos...

Desfile das comemorações do município na Mal.Deodoro quando tinha o cine Apollo

Fotos...

O Povão na praça do Povo!! Nas festividades do Município...

sábado, 7 de novembro de 2009


Fotos...

Quando as festas de Barbosa eram boas!! os piratas no aniversário do município

Fotos...

Odilio e o carinho pelo povo!!!!!Eta prefeito que fez história em terras barbosenses

Palavra de quem Sabe!

Wilson Quinteiro,um dos melhores Advogados De Maringá comenta no seu blog:

Hoje tive acesso a um blog da cidade de Barbosa Ferraz onde seu idealizador o fez para trazer a história do município. Muito interessante. Presta para que outras cidades adotem tal iniciativa, pois assim temos como conhecer mais a história de cada cidade e as pessoas que a construíram. Fica a idéia e parabéns ao idealizador.

Digo Muito Obrigado e volte sempre!!!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009


Fotos...

A gloriosa Rua Marechal Deodoro....

quinta-feira, 22 de outubro de 2009


Fotos...


Se não fosse essas pessoas...nem estava aqui.....

Obrigado....

Quero agradecer a Paulo Araújo do Jornal Do Interior News a ajudar Divulgar o Blog BF em memória em seu portal muito acessado..... Muito Obrigado!!!

terça-feira, 20 de outubro de 2009


Fotos...


a catedral de Maringá finalizando sua construção..ao lado a igreja velha

Fotos...


Rio das Lontras....imagens diferentes dos anos que passam,que mostram a realidade quando a chuva vem destruindo tudo

sábado, 17 de outubro de 2009


Fotos...

Projeto Futuro...31 anos de Barbosa Ferraz.... caricaturas de Odilio Balbinotti e o primeiro prefeito nomeado João Garcia Villar o Joanico e com a frase Bola pra frente Barbosa...belos Jogadores....

Fotos...

Na Gestão Odilio Balbinotti....estavam criando um projeto de emancipação do distrito de Ourilãndia em município...Se tornou tão municipio que é distrito de Barbosa até hoje!! Do risada da linhagem do modelito!eeee Gaúchão de Gautama!!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009


Fotos...


Chamado de Capital Mundial Da Menta,Barbosa Ferraz Destacou-se com uma excelente terra para o hortelã

Fotos...


Dezembro de 1986...administração de Arnaldo Coneglian mostrando as obras daquela época e oferecendo um feliz natal a todos os Munícipes

domingo, 4 de outubro de 2009


Fotos...


Os Chefoes da parada! Arnaldo Conegrian e Odilio Balbinotti..quando inauguraram a prefeitura...
O Arnaldo era tão amado pelo povo...e até hoje.... o hospital e o ginásio municipal estão no nome dele....pode....oo prefeito que deixou Saudades!!

Fotos...

1977...Odilio Balbinotti....Uma simples pergunta sem ofender a ele..e outras pessoas..Como uma pessoa que começou sendo Vereador e Prefeito De um municipio de pequeno porte...conseguiu se revelar tanto no cenário nacional?? Sendo Deputado Federal...Que sorte!

terça-feira, 22 de setembro de 2009


Fotos...

1971: Meros 11 fazia o recêm município de Barbosa Ferraz,imagem da Marechal Deodoro esq. com a Av.Paraná.

O Site da Camara Municipal de Barbosa Ferraz,está com um novo sistema a RADIO CAMARA,agora voçê pode ouvir todas sessões do Legislativo municipal.
O endereço é http://www.cmbf.pr.gov.br/

terça-feira, 8 de setembro de 2009


Câmara de Vereadores resgata 49 anos de história.


Uma das primeiras providências tomadas pelo vereador Luiz Carlos Angeli, quando assumiu a presidência da Câmara Municipal de Barbosa Ferraz, em janeiro deste ano, foi determinar a restauração da galeria dos ex-presidentes do Legislativo. E neste dia 07 de Setembro, no Plenário da Casa, foi realizada Sessão Solene de inauguração da nova Galeria de ex-presidentes.
Na oportunidade estiveram presentes ex-presidentes, familiares dos presidentes falecidos, ex-vereadores. Os prefeitos de Barbosa Ferraz, Arquimedes Gasparotto e de Corumbataí do Sul, Osney Picanço, que também foram presidentes da Câmara, prestigiaram o evento. Outro prefeito que esteve presente foi Altair Molina Serrano, o “Neno Molina”, do município de Fênix.
As fotos dos ex-presidentes foram restauradas, pois estavam desgastadas pelo tempo, pois fotos em preto e branco, que agora são coloridas. A galeria é composta por 30 quadros emoldurados dos vereadores que foram presidentes da Casa desde que o Legislativo foi criado, em 1961, totalizando 13 legislaturas. “Esta galeria representa um reconhecimento a todas essas pessoas que tiveram uma passagem marcante como representante da nossa comunidade”, ressalta presidente.

Estiveram presentes os ex-presidentes: Inácio Gomes Monteiro, Jaime Miquelante, Sergio De Nardi, Osney Picanço, Arquimedes Gasparoto, Elza Marques Gonçalves, Sebastião Gonçalves Ferreira, Luiz Carlos Angeli, Celso Marcos Preisner, Jarbas de Villas Boas Garcia, Mauro de Carvalho, Fábio Caparroz e Deusmiro Pereira de Sales.
Foram representados por familiares: Sebastião Félix da Silva, Artemio Cassol, Antonio de Nardi e Antonio Garcia Blessa.