sábado, 21 de julho de 2012

Siegmund Hollatz ( epoca do Hortã - Mentol)

Um gênio chamado Siegmund Hollatz

Walter Pereira
Hollatz já fabricou mais de 100 alambiques

Rua José do Trigo Barbosa Ferraz. Mais especificamente Chácara do Alemão. No local mora o pioneiro Siegmund Hollatz. Aos 94 anos, Hollatz já deixou sua história no município. Fez o que poucos conseguiram. Ele foi um gênio na fabricação de alambiques de hortelã. Tem inclusive patente registrada em seu nome. Hollatz já fabricou mais de 100 alambiques. Atualmente, devido à saúde comprometida, mal sai da cama. Deixou de produzir as máquinas.
Segundo o filho, Helmute Hollatz, o pai possuía uma pequena fábrica no município. Chamava-se “Fábrica de Alambique Siegmund Hollatz & Filhos”. Siegmund é descendente de alemão, nasceu em Nova Trento, interior de Canta Catarina. Chegou a Barbosa Ferraz em meados de 1.954. Cerca de um ano depois, a cidade iniciava o ciclo da hortelã, que durou até meados de 75. Siegmund fabricou alambiques por pelo menos 20 anos.
Segundo o filho, o pai entregava ao mês dois alambiques. A produção era vendida também a outras cidades do Brasil e até países de fora, como Paraguai. O pai teria iniciado a jornada após visitar um alambique em Presidente Prudente, interior de São Paulo. Interessou-se pelo funcionamento do utensílio e, seguindo os mesmos princípios, fez sua própria criação. “Na época ele viu que o alambique era muito precário e tinha uma perda de aproximadamente 50% da produção. Então, ele aperfeiçoou e praticamente zerou as perdas”, disse o filho. Foi uma revolução no segmento.

Walter Pereira
Réplica de um alambique construído por Hollatz

Siegmund fez escola técnica em Blumenau, Santa Catarina. Sua infância foi sofrida. É filho adotivo. Foi adotado por uma família alemã aos cinco anos. Segundo o filho, o pai tem autoconhecimento em física, química, matemática e mecânica. Antes de iniciar a produção de alambiques, Siegmund era funileiro.
Até hoje, ele possui no quintal de sua casa uma réplica de um alambique. O equipamento funciona perfeitamente. É como se fosse um mini-alambique. A máquina foi projetada para o filho, que a apresentou em uma exposição quando ainda estudava no Colégio Agrícola em Ponta Grossa, em meados de 69. “É uma réplica perfeita, cem por cento original, tem todos os parafusos que um grande alambique tem”, informou Helmute orgulhoso. Segundo o filho, a réplica já passou por várias cidades do estado.
Siegmund tem cinco filhos. Como herança, deixará oito netos e cinco bisnetos. Apesar de viver no anonimato, ele é um gênio. Deu sua contribuição para o desenvolvimento da cidade. E, com certeza permanecerá na história do município. Embora ainda desconhecido por muitos.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

No comando do Esporte de Barbosa Ferraz-Pr



7 anexos (total de 442,0 KB)

Baixe NELSON3.jpg (34,9 KB)
BaixarOs joven ainda servindo ao Exercito: da esquerda para a direita: João Cardoso, o primeiro sem camisa e o jovem barbosense Nelson Carlos Ferreira, depois o Moura e o Jonas. na decada de 1970, no tempo em que os militares comandavam o Brasil.
Baixe NELSON4.jpg (67,0 KB)
Nelson Carlos Ferreira, secretario MUnicipal de Esportes de Barbosa Ferraz, com o microfone na mão, ladeado pelo radialista Sergio Antonio Dall'Agnol e a professora de Ed.Fisica Michelle Maria Ferreira, durante a realização da prova Pedestre 25 de Julho de Barbosa Ferraz.

Corrida Pedestre 25 de Julho de Barbosa Ferraz-Pr

O
Baixe NELSON1.jpg (47,1 KB)
Baixar
Baixe NELSON2.jpg (66,3 KB)
BaixarO Secretariol de Esportes de Barbosa Ferraz, Nelson Carlos Ferreira, junto ao Campeão desta Prova no ano de 2088, atras de camisa preta o ex atleta do salto em distancia Nelson C.F.Junior, que no ranking ja chegou a figurar como o melhor do mundo nesta prova.

Igreja do Rosario do Distrito de Lagoa Bonita-MG

Baixe NELSON1.jpg (47,1 KB)
 Esta igreja se localiza no Distrito de Lagoa Bonita, MUnicipio de Cordisburgo, Estado de Minas Gerais, local onde o Autor deste blogo foi batizado no ano de 1951Baixar

Esporte de Barbosa Ferraz

Baixe NELSON6.jpg (66,1 KB)
Esporte de Barbosa Ferraz, esta equipe de amigos composta pelos seguintes atletas: Adolescenbte Dinho Martins, Pelezinho, Zé Ronaldo, Adilson Luiz Vargas, o outro não lembro o nome e o goleiro Ivo Dal"Agnoll, abaixados da esquerda para direita: Emerson,Cunhado do Rildo, Edson Polhmann, MIzaque e Leomar G.Monteiro.Baixar
Baixe NELSON.jpg (109,5 KB)
Uma das melhores equipes de futebol de Barbosa Feraz de todos os tempos, era a equipe de futebol do America Futebol Clube, equipe pioneira do futebol desta cidade. Alguns jogadores a gente lembra o nome completo e outros apenas os apelidos; Em pé da esquerda para a direita: Gilmarzinho ( nome: Gilmar Geraldo Ferreira), Arlindão ( Arlindo Pereira Lopes) Cadete ( Jose Francisaco Domingos), Mutum ( nome não lembrado mas veio a falecer no Estado do Acre),  Biligancho ( Nome não lembrado, mas ja e falecido), Antonio Pedro ( Antonio Pedro Ferreira, tambem ja falecido), e o treinador Motorzinho ( Davi Pereira Lopes). Agachados da esquerda para a direita: Osvaldinho ( Osvaldo Anselmo), Latito ( Francisco Rubio), Nelson Jabá ( Nelson Carlos Ferreira ), Edson ( Edson Silveira Polhmann),  e Odair ( nome não lembrado.) Este time deu muito orgulho a cidade de Barbosa Ferraz e batia ate as grandes equipes de futebol do Parana, na decada de 1970.